domingo, 16 de agosto de 2009

Foco de Resistência Inteligente

Enfim, vivemos em pleno Século XXI, a era da informação o que há pouco tempo conhecíamos como informática e atualmente é denominada Tecnologia da Informação(T.I). Como não poderia ser diferente, estes avanços atingiram outros campos do conhecimento e atuação humana, conduzindo tais campos, às suas habilidades e dinamismos. Em particular, nos meios de comunicação esta tecnologia representa um papel crucial em virtude da rotatividade e da ampla variedade de assuntos, fatos, publicidades, etc, a serem trabalhadas. A televisão, por exemplo, ilustra muito bem estes aspectos cujas animações, chamadas, informes publicitários, seduzem e reduzem as atenções ou desejos de seus expectadores para o consumo inconsciente de certos produtos que necessariamente não refletem a sua razão de consumo ou de necessidades.
A interatividade é um dos pilares mais substanciais quando o foco é a audiência avassaladora, pois estimam o grau de audiência de um dado público alvo subdividido em classes que além de "aprisioná-lo" à sua programação milionária. Surge então o Reality Show onde pessoas comuns da população participam de programas e sujeitam-se a certas regras objetivando prêmios em dinheiro ou notoriedade artística e enquanto isso, do lado de fora, a outra parte dessa mesma população através da votação eletrônica irá decidir ou acha que decide à sorte de seus participantes.
Entretanto, eis aqui o nosso foco de atenção fundamental. O que vem a ser mesmo a tal realidade? Será que aquilo que nossos sentidos materiais apreendem através de uma rede neural traduz este quadro com a devida exatidão? As imagens, os sons, os aromas, traduzem o real em sentido mais amplo? Claro que não! É justamente por isso que devemos ter cuidado em nossos julgamentos ou percepções sobre essa tal realidade. Precisamos desenvolver a nossa inteligência através do conhecimento e do discernimento com a intenção de não cair em certas armadilhas dos sistemas de informação, acreditando serem nossas as idéias que eles implantam à nossa revelia.
Tudo aquilo que nos chega deve passar pelo crivo da razão, do bom senso e não do senso comum, o nosso ponto de vista bem fundamentado deve prevalecer frente àquele argumento meramente impositivo apoiando-se apenas pelo consenso de uma maioria que tudo aceita sem o devido questionamento por achar que as coisas obedecem uma determinada normalidade preexistente. Portanto, precisamos resistir de forma inteligente a estes ataques à nossa razão e à nossa personalidade, Faz-se mister o confronto de informações entre o nosso universo interior e aquele exterior manipulado ou estruturado com a intenção de nos subtrair que temos de melhor, provocando a "cegueira" mental e consequente escravização de ideiais nobres que deixamos aniquilar por tão insignificantes recompensas ou prazeres que não nos leva a lugar nenhum, a não ser à falência existencial.

Um comentário:

  1. Olá meu AMIGO Marcos Fernando Oliveira Bezerra. Fiquei feliz em ser apresentado ao seu blog, parabéns pelo belíssimo texto e suas colocações.
    Concordo com sua preocupação em denunciar, clamar por inteligência e gritar por um basta de tanta porcaria degustada de goela a baixo por essa pessoas, entidades, organizações de achar que somos meros telespectadores e que não merecemos respeito.
    Esteja sempre com Deus. Parabéns
    Orlando da Banda Pelo Menos.

    ResponderExcluir