quarta-feira, 13 de maio de 2009

QUAL É O PROBLEMA ?

Vivemos em meio a tantas dificuldades que transitam em finanças, emoções mal resolvidas, conflitos interiores, mágoas bem internalizadas, enfim toda uma gama de energias desarmonizantes que nos tiram do nosso norte harmonioso.
Muitos vivem hoje uma existência apática, do tipo viver por viver, sem ter nenhum prazer em nada realizar e acreditam que estão aproveitando a vida como deve ser aproveitada. Longos anos se passam, atravessamos a mais tenra infância até chegar à maturidade comumente chamada de velhice e nesta fase última da vida, convenciona-se que aqueles que heroicamente ali chegaram devem simplesmente se conformar com aquilo que tenham e aguardar a morte lhes recrutar.
Ledo engano! Todas as fases da vida são recheadas de lições tais quais aquelas que vivemos em nossa fase escolar de modo que, estamos sempre em processo de aprendizagem e nada é em vão quando nos dispomos verdadeiramente a aprender, superar maus hábitos, erradicar vícios do corpo e da mente, ou seja, manter-se em atividade ao invés de ser um mero espectador de você mesmo.
Quando as coisas saem erradas ou apresentam solução que demanda uma quota de esforço considerável, dizemos que temos problemas a resolver e na maioria das vezes buscamos deles fugir. Aí está o problema: é a sua fuga! Um olhar cuidadoso e consciencioso perceberá que estes obstáculos são oportunidades raras de crescimento para toda vida e além fronteiras se assim você assimilar a imortalidade da alma. Quanto tempo perdemos com coisas fúteis que nada somam a nossa evolução, muito ao contrário, só retardam o que já está atrasado e aguarda o nosso comando para avançar.
Evidentemente nem tudo está ao nosso alcance, como tudo na vida, nossa capacidade de assimilação envolve um conjunto complexo e diverso de variáveis nas quais desconhecemos quase que por completo e assim não é difícil ocorremos em erros dos mais variados que em alguns casos particulares acreditamos serem acertos declarados. Então, uma vez esgotadas todas as tentativas racionais de solucionar um dado problema ou desafio, a não-solução deste pela sua própria natureza, já se torna a sua solução.

4 comentários:

  1. Bom Marcos é interesante a tua filosofia, mais acho que ñ devemos ser tão radical, ou seja ñ sou bem a pessoa certa para critica-lo mais esta visão que vc têm é super radical e um pouco egoista, tb ñ sou psicologa para lhe avaliar mais esta ms acima me fez acha-lo como se VC estivesse preso dentro de uma concha, acho que vc ñ deveria usar tanto a Fisíca e sim a tua religião pelo menos ela te liberta um pouco desta angustia que lhe acompanha a largo e amargo dos anos, mesmo antes de te conheçer, como disse infelismente tenho este lado critico de ver as pessoas e a 14 anos eu te conheço e convivo com vc, e durante estes anos juntos sempre sentir este vazio que existe em vc que acho que nem vc mesmo sabe o que é, vc se auto critica seja mais maleavel com vc, mais adorei te vê fazendo algo em pro de vc mesmo é por ai meu amor, olha estarei sempre ao teu lado.

    ResponderExcluir
  2. Vlw Marcos, mt bom o blog. Gostei e pretendo sempre acompanhá-lo. Aguardo novas publicações. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns senhor teacher! Considero este texto bem apropriado quanto a certas questões que precisamos não apenas entender com o intelecto, mas fazer com que elas sejam assimiladas pelo coração e, por consequência, se tornem parte integrante do nosso dia-a-dia. Quando todos nós conseguirmos fazer isso de verdade, com certeza seremos muitos mais felizes e realizados, podendo compartilhar esta bem-aventurança com todos que nos rodeiam e que de alguma forma também fazem parte da nossa responsabilidade para com o nosso Lar Universo. A cada dia vc se aprimora! Continue sempre! Vai ajudar muita gente! Abraço da sua eterna aluna de física, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcos...Vivemos mesmo em constantes lições da busca frenética em manter a guerra interior que manipula o homem a ignorar o tempo sobre sí mesmo...Entre a morte e a vida...o certo e o errado...O bem e o mal que nos habita a todos...Somos vitimas constantes desse carnaval desenfreado de sonhos útópicos e nos resta apenas ver que ainda há muito a caminhar na seara do conhecimento.A nossa parte mesmo que imperfeita ousa deixar no outro o que de melhor recebemos...A consciência que não fica presa a essa redoma global de alienados que sequer percebem que suas vidas estão fadadas aos poderes que acorrentam suas almas diante das telas de televisão e afins...(é papo pra dez anos...) Forte abraço Parabéns.

    ResponderExcluir